Ao considerar o atual panorama do comércio internacional, a importação da Espanha para o Brasil se torna um ponto de destaque. Afinal de contas, o país europeu se destaca por oferecer diferentes produtos essenciais, como máquinas, autopeças, itens farmacêuticos e de moda, além de alimentos processados, entre outros.
Por isso, vamos explorar a seguir os principais pontos para importar diferentes itens da Espanha. Veja como se beneficiar ao máximo desta relação de comércio bilateral. Além disso, entenda porque a All Connect Logistics é a melhor solução de logística para te ajudar neste processo.
A primeira coisa a considerar quando você pensar em importar produtos da Espanha é a modalidade de transporte de mercadorias. Existem diferentes tipos de modais, de forma que quatro se destacam. São eles:
Se estiver em dúvida sobre qual modalidade escolher, pense no seguinte. Para preços menores e prazos maiores, prefira o mar. Caso contrário, o ar é a melhor escolha.
Sabemos que a maior parte da importação da Espanha para o Brasil ocorre via marítima. Assim, é importante entender os caminhos que as mercadorias percorrem do país europeu até o nosso território. Confira.
Naturalmente, este tipo de transação envolve detalhes logísticos e burocráticos complexos. E neste sentido, a documentação para recebimento de mercadorias é uma das principais. Com relação a esse fator, você precisa de um checklist que contenha:
Muitas vezes, pode ser desafiador reunir toda a documentação necessária para importar itens da Espanha ou de outros países. Por isso, contar com uma empresa especializada em logística como a All Connect Logistics para te ajudar faz toda a diferença.
Ao falar sobre a importação da Espanha para o Brasil, alguns tipos de mercadorias têm maior destaque. Por isso, você deve dar atenção especial para estar em conformidade de compra e recebimento dos seguintes itens:
Lembre-se de que estar em conformidade com todas as normas e regras facilita ao máximo o processo de importação de sua empresa.
Finalizando nosso guia de importação, temos ainda as questões de custos para trazer. Nesse caso, para saber o valor total de qualquer mercadoria que trouxer da Espanha, desde sua saída até a chegada no Brasil, há uma fórmula básica para ajudá-lo:
Valor FOB (ou CIF) + Frete internacional + Seguro (se aplicável) + Impostos de importação (II, IPI, PIS/COFINS-Import) + ICMS (estadual, aplicado sobre a soma anterior) + Desembaraço/Despachante + Armazenagem + Taxas portuárias e de terminal + Transporte interno
A soma de todos esses fatores lhe dará o resultado total de sua operação. Mas além dela, há outros aspectos de custos importantes para você somar a este valor:
Ou seja, em cima do valor total derivado da fórmula de soma, você também precisa inserir essas variáveis. E isso calculando as respectivas taxas em seu caso.
O processo de importação de produtos da Espanha para o Brasil segue uma série de etapas cuidadosamente planejadas. Por isso, se a sua empresa pretende fazer uso dele da forma correta. Caso contrário, poderá enfrentar problemas como multas, retenções, atrasos, aumento de preços e falta de informação com mudanças regulatórias.
Para eliminar estes riscos, conte com a equipe da All Connect Logistics. Com mais de 10 anos de atuação na área de logística e comércio exterior, somos uma referência internacional na área. Oferecemos soluções completas do transporte ao recebimento de mercadorias. Por isso, entre em contato conosco hoje mesmo e veja como podemos te ajudar.